RESTRIÇÃO X COMPULSÃO ALIMENTAR
No mundo digital é nítido o aumento de perfis voltados para os temas “alimentação” e “corpo perfeito”.O chamado “universo fitness” tem influenciado toda uma geração com um apelo quase irresistível por DIETAS RESTRITIVAS, onde “tudo engorda ou faz mal.
O ciclo vicioso geralmente se inicia por uma INSATISFAÇÃO CORPORAL. Essa insatisfação faz com que a pessoa busque por DIETAS RESTRITIVAS, na tentativa de perda de peso. Porém,o fato de se restringir um alimento que se gosta por muito tempo faz com que o cérebro comece a dar sinais, como por exemplo “eu quero esse alimento”. Então a pessoa não consegue controlar aquela sensação do alimento “proibido” e acaba consumindo-o de maneira exagerada, algumas vezes caindo em uma COMPULSÃO alimentar. Após esse “comer exagerado” vem o sentimento de CULPA, tristeza e frustração, culminando com uma maior insatisfação corporal, dando início novamente a esse CICLO SEM FIM.
Se você se sente assim, seguem algumas dicas:
1º) Procure ajuda profissional (nutricionistas ou mesmo psicólogos, quando necessário)
2º) Tenha muito cuidado com períodos de restrição alimentar. Priorize os alimentos naturais, mas todo alimento é bem vindo, se for consumido em quantidade e freqüência adequadas.
3º) Faça a auto observação. Registre em um diário as sensações/sentimentos durante esses períodos de restrição/compulsão, anotando se naquele momento a fome era física ou emocional. Assim você irá criar maior auto conhecimento, melhorando o controle sobre suas sensações/emoções.
Ser saudável é encontrar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Busque o seu equilíbrio !!!!
Débora Cecília