A ligação estreita entre estresse e nutrição

Estresse é um conjunto de reações mentais ou físicas do organismo diante de situações que exigem um grande esforço emocional para serem superadas. Nosso corpo responde revelando comportamentos fisiológicos por conta das reações químicas que isso provoca.

Quando estamos em uma situação de estresse intensa e rápida, esse estresse é considerado estresse agudo. Porém, o estresse que tem afetado muitas pessoas ao redor do mundo é aquele mais constante, que vai acumulando com os fatores estressantes do dia-a-dia, também conhecido como estresse crônico.

Mas o estresse pode me prejudicar? Sim! Os fatores estressantes, além de causar um desequilíbrio hormonal no organismo como aumento da produção de hormônios, alteram as reservas de nutrientes, vitaminas e minerais que podendo causar várias doenças.

Estresse e nutrição estão fortemente ligados. Os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína, álcool, açúcar, sal e industrializados, podem agravar o organismo ao estresse.
Em relação à alimentação, a principal dica para combater o estresse é consumir alimentos naturais de cores diferentes, quanto mais colorido for o prato, mais substancias que combatem os radicais livres vão ser ingeridas. Para combater o estresse é preciso uma mudança nos hábitos alimentares e a busca por um estilo de vida mais saudável. Uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico ajudam bastante. Além disso, pode-se pensar em atividades que nos auxiliem a encontrar o equilíbrio entre a mente e o corpo, como a Yoga e meditação.

Abaixo seguem algumas dicas para auxiliar no controle do estresse:

• Evitar açúcar, café e sal em excesso. Lembrando de dar preferência aos alimentos mais naturais, e de preferência orgânicos, pois os alimentos industrializados, normalmente, são ricos em sal e açúcar. O café pode ser substituído por chás como o de camomila, erva-doce e cidreira.

• Os alimentos ricos em magnésio devem fazer parte da alimentação de uma pessoa que pretende evitar os danos causados pelo estresse: o magnésio atua na contração muscular auxiliando no relaxamento da musculatura e aliviando o estresse. Fontes: castanhas, nozes, semente de abóbora, aveia, arroz integral, trigo e folhosos de cor verde-escuro (agrião, couve, brócolis, espinafre, rúcula).

• Alimentos antioxidantes e fonte de vitamina C estimulam o sistema de defesa (sistema imune) e combate a produção de radicais livres. Fontes: Laranja, limão, acerola, morango, pimentão, kiwi.

• Alimentos que atuam na produção de serotonina (cacau) e fonte de triptofano (frango e peixes) auxiliam na prevenção de depressão, pois em estado de estresse crônico há uma menor produção de serotonina, podendo, sim, desencadear um quadro de depressão.

• Vitaminas do complexo B auxiliam no fornecimento de energia melhorando a disposição. Ainda diminuem ansiedade e irritabilidade e controla a oscilação de humor. Fontes: peixes, castanha, abacate, vegetais verde escuro como couve e espinafre.

Aline Pena – nutricionista