O impacto do dia livre ou refeição livre na dieta
O “dia do lixo”, ou “dia livre”, é conhecido como o dia em que se pode comer todos os alimentos que se deseja e nas quantidades que quiser, não importando a qualidade dos alimentos e a quantidade de calorias neles contidas.
Cabe porém ressaltar que o “dia do lixo” é prejudicial, não só pela QUALIDADE dos alimentos escolhidos, como também pela QUANTIDADE, que constantemente extrapola os limites, além de ser prejudicial, principalmente para quem está em busca da perda de peso. Além desta consequência (a de prejudicar a perda de peso) o dia livre também influencia na retenção de líquidos, alterações intestinais e hepáticas, podendo causar disbiose e dificultar a metabolização do fígado.
Resumindo: o indivíduo perde os resultados conquistados com treino e dieta durante a semana que passou e terá que recomeçar o processo de adaptação na semana seguinte.
Sair bastante da dieta nos finais de semana é um dos principais motivos para não se conseguir perder peso ou ficar sempre oscilando entre 1 a 3 kg, para mais ou para menos. E se formos somar os finais de semana teremos em média 12 dias de 30 dias no mês, ou seja, quase 50% do tempo você estará fora da dieta. Um sanduíche de hambúrguer e queijo de fast food, mais uma batata frita média, com refrigerante e sorvete de sobremesa, por exemplo, somam aproximadamente 1000 kcal, o que representa cerca da metade da caloria diária de uma pessoa, em média. Em 3 dias do final de semana temos um total aproximado de 3000 kcal a mais.
Recomendo uma refeição livre com que envolva qualquer alimento por semana, Pode ser no almoço em família no domingo, um jantar no sábado à noite, um churrasco com os amigos e etc, atento para NÃO EXAGERAR NAS QUANTIDADES. Fígado e Intestino ficarão gratos e sua dieta permanecerá sob controle. QUANTIDADE é muito diferente de qualidade .
.
Converse com sua/seu nutri para avaliar a SUA necessidade e quantidades! E acima de tudo, juízo!