Muitos alimentos são comprovadamente eficazes para o combate de doenças, atuando na melhora da proteção do nosso organismo. O mais importante é que façamos ingestão regular desses alimentos para que a ação dos nutrientes seja eficaz. É importante também salientar que o equilíbrio é de extrema importância. Devemos levar o plano alimentar com leveza, para que possa ser encaixado em nossa rotina, não se tornando, pois, maçante e obrigatório.

Alguns alimentos atuam nos processos anti-inflamatórios, impedindo que as defesas de nosso organismo sejam atenuadas. Nosso corpo demonstra através de sinais quando esses processos se iniciam. Exemplos clássicos são o aparecimento de celulites, baixa da imunidade, queda de cabelo, vermelhidão no rosto, acne e etc. Caso apresente alguns desses sinais, escolha alguns alimentos que podem ser encontrados no sacolão perto da sua casa. Alguns desses alimentos contem substancias químicas importantes como vitamina C, o beta caroteno e a vitamina E. A Cenoura, o germe de trigo, algumas oleaginosas, principalmente as nozes e amêndoas (as quais  apresentam uma combinação de nutrientes, que mesmo em pequenas doses podem prevenir doenças graves) possuem alguns compostos químicos como fitosteróis, selênio e tocoferóis, que tem ação antioxidante, atuando diretamente na causa da inflamação.

Em contrapartida, outros alimentos podem atrapalhar nossa imunidade, aumentando nosso processo inflamatório: alimentos que tem alto teor de gordura animal, produtos que apresentam o glúten e, ainda, alguns adoçantes artificias, que além de prejudicarem nesse contexto, também não ajudam em nada saúde do intestino.

Dicas para quem aprecia a bebida são os potentes chás anti-inflamatórios:

1 – 300 ml de água com 1 pedaço médio de açafrão ou cúrcuma, talos de agrião e alecrim;

2 – 300 ml de água com 1 dente de alho aberto, assa-peixe e estrondo.

Essas ervas podem ser utilizadas também como temperos e para melhorar ainda mais o paladar de suas refeições.

Lembre-se não é necessário complicar o que é simples: o equilíbrio ainda é a melhor solução para uma vida saudável, livre de radicalismos.

Felipe França